Propostas e Metas de Ação

I.Ensino de Graduação

1.Impulsionar a implantação dos cursos que já estão planejados e inseridos no Plano Nacional Desenvolvimento Educacional (MEC), em 2010 (Medicina, Música, Comunicação e Educação Intercultural).

2.Criar políticas de crescimento e de ampliação de novos cursos por meio de um planejamento que considere as reais demandas locais e regionais, a organização de estruturas, infraestruturas e financiamentos que garantam o funcionamento de qualidade.

3.Realizar atividades de formação continuada dos docentes, em parceria com os núcleos do CAA e demais setores da UFPE, no sentido de fortalecer o ensino de graduação com propostas pedagógicas inovadoras.

4.Realizar um estudo sobre a retenção de estudantes em disciplinas de cursos diversos do CAA e incentivar o desenvolvimento de um projeto específico visando à superação gradativa do problema.

5.Realizar escuta ativa dos estudantes através de um Comitê de Representantes de Turmas – CRT e representações estudantis dos centros acadêmicos de cursos.

6.Elaborar instrumentos de acompanhamento dos processos de evasão e acompanhamento de egressos.

7.Definir prioridades entre as demandas de cada área de ensino e pesquisa dos núcleos e cursos do CAA.

8.Criar o setor de atendimento estudantil: assistência estudantil, bolsas de auxílio, atendimento psicológico e estágios não obrigatórios.

9.Incentivar o empreendedorismo através da criação de empresa júnior.

10.Cria um núcleo de ensino de línguas estrangeiras no CAA.

II.Pesquisa e Pós-Graduação

1.Fortalecer a pós-graduação, com a consolidação dos atuais programas e criação de novos cursos, ampliando a alocação de pessoal nas coordenações.

2.Traçar prioridades no desenvolvimento de pesquisas que fortaleçam duplamente a graduação e a pós-graduação, permitindo que o CAA participe de maneira mais eficaz dos editais de órgãos de fomento.

III.Extensão

1.Divulgar e apoiar a formação de grupos novos do Programa de Educação Tutorial – PET, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e de outros programas do MEC, voltados para fortalecer a permanência de estudantes das classes populares na UFPE e promover ações interdisciplinares que garantam a relação entre as áreas de ensino, extensão e pesquisa.

2.Organizar cursos de férias, garantindo maior relação entre a comunidade local e a Universidade.

3.Incentivar as atividades extensionistas que criam e estabelecem laços entre comunidades circunvizinhas e o CAA.

4.Desenvolver projetos de curta e de média duração visando o atendimento de demandas de pesquisa e de extensão solicitadas por alguns setores públicos, privados e organizações sociais da região.

5.Apoiar e desenvolver ações afirmativas voltadas para as culturas e diversidades;

IV.Gestão

1.Criar o Comitê de Gestão Estratégica – CGE formado por representantes dos setores do CAA para que desenvolva o Planejamento Estratégico para o quadriênio, possibilitando avaliação permanente dos impactos das ações e apontando possibilidades de avanços significativos.

2.Fazer o Planejamento Estratégico do CAA para o quadriênio 2012-2016.

3.Desenvolver um programa de ações conjuntas com a PROGEPE para a melhoria da qualidade de vida dos docentes e técnicos radicados ou não em Caruaru.

4.Criar uma coordenação de gestão de pessoa que articule projetos de parecerias de convênios com clubes, academias de ginásticas, SESC, SESI, SENAC.

5.Lutar por realização de concursos públicos no sentido de melhorar os serviços internos do campus.

6.Realizar levantamento sobre as funções que devem receber gratificações e lutar pela implantação das FGs necessárias.

7.Avaliar e reprogramar a alocação dos servidores de forma que se alcance melhores níveis de desempenho no trabalho.

8.Estabelecer um programa de qualificação específico para o CAA e instalar curso de Pós-graduação Lato sensu para os servidores técnicos.

9.Propor convênios com clubes da cidade a fim de propiciar espaços de lazer.

10.Incentivar maior participação dos servidores em projetos de pesquisa e extensão.

11.Criar um grupo de divulgação do CAA - composto por professores, técnicos, funcionários e estudantes para divulgação das ações do CAA junto à imprensa, a comunidade do Agreste visando à visibilidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e inclusão social da UFPE/CAA no Agreste.

12.Criar de uma ouvidoria para a escuta atenta da comunidade acadêmica a fim de que se conhecer situações e opiniões pessoais e institucionais merecedoras de atenção e ações urgentes.

13.Dinamizar a participação efetiva dos técnicos administrativos do CAA e proporcionar maior interação com os docentes da comunidade acadêmica.

14.Intensificar o desenvolvimento do Programa de Assistência Estudantil, garantindo o aumento de bolsas, uma autonomia maior do CAA na seleção dos candidatos e a permanência dos estudantes das classes populares na Universidade.

15.Promover fóruns de trabalho para que se criem estratégias de gestão participativa, possibilitando que as demandas da comunidade acadêmica sejam apresentadas e discutidas no sentido de buscar soluções possíveis e viáveis.

16.Criar meios de informações que tornem a comunidade acadêmica sabedora do que acontece no campus.

17.Planejar políticas para a segurança patrimonial e de pessoas. É importante pensar numa forma eficiente de segurança. Talvez, ampliando o sistema de vigilância eletrônica, que apesar de gerar um custo inicialmente alto, é uma forma mais efetiva de se assegurar o patrimônio e o pessoal, uma vez que também gera registros de prova em caso de furtos e agressões. Deve-se também pensar numa forma de controle de acesso às instalações do centro, a semelhança do que ocorre em toda a UFPE, e demais repartições públicas. Atualmente, qualquer pessoa entra no campus sem que se tenha pelo menos um quantitativo de entrada e saída diárias.

18.Estudar e implantar prestações de serviços. Alguns laboratórios do CAA podem oferecer serviços ao campus (NT e ND, por exemplo), como acompanhar a qualidade da água de abastecimento e distribuída no campus, ou ainda consultorias. Os dados gerados precisam ser divulgados na comunidade acadêmica. No caso da água, o acompanhamento da qualidade pode sugerir outras formas de pré-tratamento da água, antes da mesma ser distribuída. Isso também auxiliar a profissionalizar os recursos humanos que estamos formando.

19.Planejar a gestão de resíduos sólidos gerados no CAA. A Universidade é um espaço de formação de recursos humanos e não pode se esquivar de cumprir com seu papel de conscientização da comunidade que forma. A cada dia geramos mais resíduos, que podem ser um problema quando não aproveitados, ou uma fonte alternativa de recursos para o próprio centro, se pensarmos numa política de gerenciamento dos mesmos.

20.Criar o regimento interno do CAA. Este item está pendente desde a criação do CAA. Ainda não possuímos regimento próprio, o que enfraquece e confunde as tomadas de decisão. Existimos há cinco anos, e ainda não temos um documento oficial que reja nossas atividades.

21.Buscar os meios de certificação dos laboratórios que podem prestar serviços e assim, contribuir com sua manutenção e crescimento. A infraestrutura precisa ter manutenção. O orçamento tende a ser mais escasso e, desta forma, a criação de empresas tipo júnior ou outro mecanismo via FADE para permitir a logística da realização de prestação de serviços é uma possibilidade que deve ser considerada. Algumas universidades já fazem isso; usam alguma fundação para permitir a prestação de serviços externos a entidades privadas e assim mantém o funcionamento e atualização da sua estrutura/material permanente e de consumo/ em alguns casos, até de pessoal (bolsistas).

22.Desenvolver um processo de acompanhamento de obras e funcionamento do que já foi concluído das obras do campus por meio de uma equipe de apoio formada de bolsistas de manutenção acadêmica, de modo que se acompanhe diariamente, levantando as demandas por serviços, como está se realizando a correta execução dos mesmos. Neste sentido, a equipe levantaria informações sobre necessidades de serviços de manutenção de equipamentos, adaptações elétricas e físicas.

23.Buscar soluções para a falta de atendimento básico de primeiros socorros e ambulatorial no CAA.

24.Desenvolver meios eficazes de organização e de controle patrimonial e de responsabilidade pelo patrimônio comum da comunidade acadêmica.

25.Criar os meios mais eficazes de gestão de compras, de pregão e de licitações do CAA.

26.Criar e organizar espaços de convivência para toda a Comunidade Acadêmica.

27.Dialogar com a reitoria para que sejam providenciados recursos federais para melhorar as condições de trabalho dos estudantes, docentes e técnicos administrativos, especialmente para salas de aula, bibliotecas e laboratórios de ensino e pesquisa.

28.Dialogar com a reitoria para que seja feito um estudo de demanda de técnicos administrativos para que atenda às necessidades do CAA.

29.Fortalecer e ampliar possibilidades de funcionamento do SuperAção – Pré-Acadêmico do CAA, como forma de preparar estudantes de escolas públicas para o ingresso no ensino superior.

30.Desenvolver ações conjuntas com o Reitor no sentido de colaborar com os seus compromissos de campanha específicos para os campi do CAV e CAA, abaixo descritos:

    A.Promoção e formação de lideranças na comunidade acadêmica;

    B.Retomada do debate dos projetos institucionais que articulem o CAA com o meio ambiente externo;

   C.Articulação entre a direção e as Pró-Reitorias da UFPE, Governo do Estado e Municípios, visando a  mobilidade com qualidade da comunidade universitária;

   D.Participar da aquisição de recursos junto ao MEC para a ampliação de vagas para docentes e técnicos, e para a criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação devidamente amparados por projetos racionalizados viáveis;

   E.Promoção da qualificação permanente dos servidores docentes e técnicos administrativos;

   F.Desenvolvimento de projetos de ampliação das infraestruturas físicas para laboratórios de pesquisa, salas de aula, gabinetes de docentes, restaurante universitário, bibliotecas, internet acessível a todos, acessos, segurança, iluminação e qualidade de vida.

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